Hermes Trimegistus Hermes:
Muitos homens falaram muitas e diversas coisas concernentes ao Universo e à Deus,
e eu ainda não aprendi a verdade. Peço à você, Mestre, que torne claro estas coisas
para mim. Acredito que você e apenas você, me mostrará a verdade. Mente: Escute
com atenção, meu filho e irei lhe dizer como são as coisas acerca de Deus e do
universo. Olhe para as coisas através de mim (isto é com os olhos da mente, pois
é a mente que está falando), e contemple o cosmos, como ele se estende diante
de você, aquele corpo que nenhum mal pode atingir, a mais velha de todas as
coisas, e sempre em seu primeiro momento, sempre nova. Veja também os sete
mundos (os sete planetas) dispostos em uma ordem eterna, e utilizando a medida
da eternidade enquanto percorrem seus diferentes cursos. E todas as coisas
estão preenchidas por luz...; através da amizade entre os contrários, e pela
mistura dos opostos, o fogo do céu foi transformado em luz, que é irradiada
para baixo pelo trabalho do Sol; e o Sol é o criador de toda a bondade, o
coordenador de todo o movimento ordenado, o governador dos sete mundos. Olhe
para a Lua que se adianta em relação a todos os outros planetas em seu curso, o
instrumento através do qual nascimento e crescimento são manipulados, o fazedor
de mudanças na matéria aqui em baixo. Olhe para a terra, firmemente fixada no centro,
a fundação deste universo bondoso, a nutris e protetora de todas as criaturas terrestres.
Veja também quão grande é a multidão dos seres vivos, tanto os que são imortais
quanto os que são mortais; e note como a lua, enquanto ela circula, divide os imortais
dos mortais. E todos estão preenchidos com alma, todos estão em movimento, imortais
no céu e mortais na terra. Agora, todos eles foram feitos. Não há necessidade
de dizer-lhe isso, Hermes. Assim deve ser, pois eles são corpos com uma alma
neles - é a alma que os move - e corpo e alma não podem ser encontrados em um,
a menos que haja algo que os une. Deve existir portanto esse algo; e ele
necessita ser um. Os movimentos são diferentes e muitos, e os corpos diferem
uns dos outros, mas existe um sistema ordenado que se estende sobretudo;
portanto, não pode haver dois ou mais criadores. Onde existe muitos criadores,
a ordem não pode ser mantida; haverá rivalidade entre eles; o mais fraco odiará
o mais forte e eles estarão sempre em conflito. E se o criador das criaturas
mortais e mutáveis for outro que o dos imortais, ele desejará criar imortais
também e vice-versa. E mais, se houverem 2 criadores visto que a matéria é uma
e que a alma é uma, à qual dos dois pertencerá a fonte de matéria e alma? Ou se
ela pertencer a ambos, a qual dos dois pertencerá mais? Você deve compreender
que todo o corpo vivo, seja imortal ou mortal, é composto de matéria e alma.
Todos os corpos vivos têm alma neles; coisas que não são vivas são matéria
apenas; e da mesma forma existe também apenas alma, que permanece sob a guarda
do Criador; pois a alma é a substância da qual a vida é feita. Como pode ser
então que a vida que está nos imortais seja diferente da vida que está nos mortais?
E como pode ser afirmado que o criador das criaturas vivas que são imortais é diferente
daquele que cria os mortais? Ele é portanto, o autor de toda a vida. É claro
que existe alguém que faz tais coisas. E é manifesto que o criador é um, pois a
alma é uma, a vida é uma e a matéria é uma. E quem é esse criador? Quem mais
pode ser além do próprio Deus? A quem mais além de Deus pertence o papel de
colocar alma nas coisas? Você concordou que o cosmos é um, e que o sol é um, e
que a lua é uma, e aterra é uma; como poderia ser que Deus fosse um entre
muitos? Seria absurdo supor que existem vários deuses. Deus também é apenas um.
E mais, se todas as coisas, tanto as do céu quanto as da terra, estão vivas, e
existe apenas uma vida nelas, e a vida é feita por Deus, segue-se que todas as
coisas são feitas por Deus. E por que soaria estranho Deus fazer ao mesmo tempo
o que é imortal e o que é mutável, quando você próprio faz tais coisas? Você
vê, pensa, respira. Não é um que vê, outro que ouve e outro que fala; não é um
que sente o toque, outro que sente o cheiro, outro que anda, outro que pensa, e
outro que respira; mas aquele que faz todas essas coisas é apenas um. Não, não
é possível para Deus existir sem fazer aquilo que eu disse que ele faz. Você,
separar de fazer as coisas que eu disse, não será mais um ser vivo; e da mesma
forma Deus; se ele parar de fazer seu trabalho, ele não mais será Deus. Eu
mostrei que um homem não pode existir sem estar fazendo nada; e isto se aplica
à Deus. Se existisse algo que Deus não pudesse fazer, então o próprio Deus
seria incompleto - algo que ninguém pode afirmar; mas se ele é sempre
eficiente, então ele é perfeito. Deus portanto, faz todas as coisas. O trabalho
de Deus é este, e este apenas; trazer as coisas ao estado de ser; e isto é a bondade
de Deus. Assim como um homem não pode viver sem respirar, da mesma forma Deus
não pode viver sem fazer aquilo que é o bem; e isto, é a vida. E esta é a essência
do ser Deus: gerar movimento e vida em todas as coisas. Se você quiser entender
isso através da sua própria experiência, perceba o que acontece em você quando
deseja criar seus descendentes. Porém o que você faz não é igual ao que Deus faz,
pois Deus não encontra prazer carnal nisto e nem tem uma esposa para trabalhar com
ele. Ele trabalha sozinho; e ele está sempre trabalhando; e ele mesmo está
naquilo que ele faz. Se as coisas que ele faz estivessem separadas dele, todas
iriam colapsar e morrer; e não haveria vida nelas. Mas veja que todas as coisas
estão vivas. A vida é a união do corpo e da alma... A morte não é a destruição
das coisas que foram mantidas unidas (o corpo e a alma), mas a dissolução da
união. Mas os homens chamam as mudanças de morte porque quando ela surge, o
corpo decompõe e a vida desaparece e não mais é vista. A Eternidade é uma
imagem de Deus; o cosmos é uma imagem da Eternidade; o sol é uma imagem do
cosmos e o homem é uma imagem do sol. Dizendo isso, afirmo que o cosmos também
está mudando através do tempo; muito embora, dia após dia uma parte de sua vida
se esvai, ele nunca é totalmente de composto. E o cosmos assume todas as
formas; ele não contém as formas como coisas localizadas nele, mas o próprio
cosmos muda. Então, se o cosmos é feito de tal forma que ele assume todas as
formas, o que dizer do seu criador? Podemos dizer que ele não tem forma? Claro
que não! Pois se ele assume todas as formas, ele será como o cosmos; e se ele
tiver apenas uma forma, ele será, nesse sentido, inferior ao cosmos. O que
então podemos dizer acerca dele? Não podemos deixar essa discussão terminar com
uma dúvida não resolvida; pois em nossos pensamentos acerca de Deus, nenhuma
questão é insolúvel. Poderíamos então dizer que Deus tem uma forma, e apenas
uma, mas é uma forma que nenhum olho pode ver pois ele é incorpóreo. O
incorpóreo não pode ser restringido por nada; mas ele pode conter todas as
coisas, ele é o mais rápido de todas as coisas e o mais supremo. Pense acerca
de você mesmo e você verá que as coisas são assim. Permita à sua alma viajar
para qualquer terra que você escolher, e logo que você permitir à ela ir, ela
estará lá. Permita a passar da terra ao oceano, e ela estará lá não menos
rápido; ela não se moveu como algo se move de um lugar para o outro, mas ela
está lá. Permita-a voar para o céu, e ela não terá necessidade de asas; nada
pode barrar seu caminho, nem o poderoso calor do sol, nem o giro da esfera dos
planetas; abra caminho para ela através de tudo, ela voará até alcançar o ponto
mais distante de todas as coisas corpóreas (o ponto mais distante da esfera do
céu). E você poderá desejar irromper-se do próprio universo, e espantar-se diante
das coisas que estão fora do cosmos (se realmente existir algo fora do
cosmos);até isto é permitido à você. Veja quanto poder e agilidade são seus. E
se você pode fazer tudo isso, poderá Deus não faze-lo? Você deve entender então
que é desta forma que Deus contém dentro dele o cosmos, e contém a ele mesmo, e
tudo o que é; como pensamentos que Deus pensa, todas as coisas estão contidas
nele. Então, se você não puder fazer de
você mesmo algo igual a Deus, você não poderá apreende-lo; pois o semelhante é
conhecido apenas pelo semelhante. Salte para fora de tudo o que é corpóreo, e
faça a você mesmo expandir-se em direção à grandeza que está além de toda a
medida; erga-se sobre o tempo e torne-se eterno; então você irá apreender Deus.
Pense que também para você nada é impossível; considere que você também é
imortal, e que você é capaz de compreender todas as coisas com seu pensamento,
conhecer toda arte e toda a ciência; encontre sua morada na toca de cada criatura
viva; torne você mesmo mais alto que todas as alturas, e mais baixo que todas as
profundezas; traga junto de você todas as qualidades opostas, calor e frio,
secura e fluidez; pense que você está em todos os lugares ao mesmo tempo, na
terra, no mar, no céu; pense que você não foi ainda criado, que você ainda está
no útero, que você é jovem, que você é velho, que você morreu, que você está no
mundo que está para além do túmulo; considere tudo isso ao mesmo tempo; todos
os momentos, todos os lugares, todas as substâncias e qualidades e magnitudes
juntas; então você pode apreender Deus .Mas se você enclausurar sua alma em seu
corpo, e rebaixar a si mesmo, e dizer "eu não sei nada, eu não posso fazer
nada, tenho medo da terra e do mar e não posso ir ao céu; não sei quem eu fui e
nem quem eu serei", então o que você tem a ver com Deus? Se você fechar-se
em seu corpo, seus pensamentos não podem compreender nada sobre o bom ou sobre
o belo e eles serão o mal. Pois o maior mal consiste em não conhecer a Deus;
mas ser capaz de conhecer Deus, desejar e ter esperança de vir a conhecê-lo é o
caminho que leva em direção à Ele; e este é um caminho fácil de ser percorrido.
Em todos os lugares Deus virá encontrar você, em todos os lugares ele aparecerá
diante de você, em lugares e momentos nos quais você não o procura, quando
estiver acordado e quando adormecer, quando estiver viajando pela terra e pela
água, de dia e de noite; quando você estiver falando e quando estiverem
silêncio; pois não há nada no qual Deus não esteja. E você pergunta "Deus
é invisível"? Não diga isso. Quem é mais manifesto que Deus? Pois foi com
esta finalidade que ele fez todas as coisas, para que através delas você possa
vê-Lo. Esta é a bondade de Deus; ele manifesta a si próprio através de todas as
coisas. Nada é invisível, nem mesmo uma coisa incorpórea; a mente é vista
através do pensamento e Deus o é ,em seu trabalho. Eu mostrei à você a verdade.
Pense sobre tudo o mais desta mesma forma e você não será desviado ou
confundido. Livro: Hermética (atribuído à Hermes Trimegistus), Shambala 1993.
terça-feira, 26 de março de 2013
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